sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Perfil Cristão nas Redes Sociais




Galera, aí vai o texto que fiz para a pregação no Acamps sobre internet e Redes Sociais:

1. Panorama Geral das Redes Sociais no Brasil e no mundo:


.: A cada ano, as redes sociais aumentam mais o seu alcance e número de usuários. No Brasil, por exemplo, praticamente 80% dos internautas possuem conta em pelo menos um site de relacionamento;
.: 11% das pessoas do mundo usam o facebook (site mais visitado no mundo, já superando inclusive o site de buscas Google);
.: 50% dos usuários entram no Facebook todos os dias para atualizarem seu status;
.:  Um usuário gasta em média 700 minutos/mês no face.
.: A cada 60 segundos há no facebook: 510.000 comentários, 293.000 atualizaçoes de status e 136.000 fotos enviadas!
.: O Twitter vem logo em seguida, com cerca de 225.000.000 de usuários, que postam cerca de 150.000.000 de comentários por dia.
.: O Instagram, que apesar de só estar disponível para Iphone já tem mais de 150 milhoes de fotos postadas.

Esses são alguns dados que comprovam que as redes sociais vieram para ficar, e com elas seus riscos e benefícios! Como nos diz o Papa Bento XVI:

"Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano.”

2. Alguns riscos das Redes sociais:
.: Parcialidade da comunicação: Não sabemos até que ponto o que está sendo comunicado é verdade, se as fontes são seguras, se as pessoas são verdadeiras ou não.

.:  Tendência a comunicar  só algumas partes do próprio mundo interior: Através das relações via web, tendemos a não nos revelar de forma completa, disfarçando ou escondendo aquilo que não gostamos, não é conveniente ou não queremos assumir como nossa realidade pessoal no momento.


 
.:  Favorecimento do Narcisismo: Risco de cairmos numa construção de autoimagem que nos faz acreditar que somos perfeitos, belos, todo-poderosos...

.:  Exposição excessiva no mundo virtual: o que caiu na Rede é público! Não temos controle sobre o que postamos. Uma vez postado, é impossível saber o que ou quem tomou posse da informação.

.: Risco de acabar trocando o mundo real pelo Virtual: por conta de nos sentirmos “protegidos” pela tela do computador ou celular e não precisarmos nos expor como verdadeiramente somos. É cada vez mais frequente jovens "se  mudarem" para a realidade virtual e não conseguirem firmar verdadeiros relacionamentos.

3.  O estilo Cristão de ser presente na Web: ser autêntico e coerente!

Bento XVI nos fala:

"(...) existe um estilo cristão de ser presença também no mundo digital: traduz-se numa forma de comunicação honesta e aberta, responsável e respeitadora do outro. Comunicar o Evangelho através dos novos midia significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos nas plataformas dos diversos meios, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar, escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele. Aliás, também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele (cf. 1 Pd 3, 15)."  Precisa dizer mais algumas coisa?!

 Ou Seja, a sinceridade e aautenticidade são peças-chave nessa forma de agir. Não pode faltar a questão do coerência de vida. Como já nos dizia outro grande Papa: "As palavras convencem, mas o testemunho arrasta!" (João Paulo II). Tems de tomar cuidado para não desejarmos mitigar a verdade afim de lha fazermos aceita.

O Papa também diz que não precisamos simplesmente inserir conteúdos declaradamente religiosos:  precisamos estar espertos para não termos uma evangelização “piegas” que não gere efeito. Mas acima de tudo não causarmos escândalos ao postarmos conteúdos que mesmo sem ser cristão, vão de encontro a nossa fé.

4.   E então, como evangelizar nas redes sociais?

“A proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando Se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), que foram gradualmente conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer à tona com delicadeza o que havia no coração deles.” (idem)

.:  Estimular o coração e mover a consciência: Fazer cada um compreender o que está esquecido no fundo de seus corações, aquilo que o mundo insiste em querer apagar: que são amados e chamados a felicidade. estimular uma consciência crítica sobre as atitudes e valores desse mundo.

.:  Conduzir gradualmente à compreensão do mistério através da companhia e diálogo: talvez você não consiga evangelizar ninguém colocando fotos de Jesus e mandado as pessoas compartilharem “se forem católicos”, mas possam num diálogo respeitoso ajudar a alguns a se encontrarem.

Enfim, é isso! Vale a pena conferir:

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 45º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 44º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

MENSAGEM DO PAPA BENTO XVI PARA O 43º DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS (muito boa essa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário